
um espaço cultural
dedicado à preservação das memórias, histórias e referências culturais do município, realizado pelo Joaquim Artes e Ofícios, por meio de iniciativa da Vale S.A.
Localização: Rua Aristídes Passos, 435 - Centro, Brumadinho - MG | 35460-000
A Casa das Memórias é uma proposta inovadora que tem como objetivo principal a construção coletiva de um espaço de cultura em Brumadinho. Para isso, foram realizadas sete oficinas de inventários participativos em diferentes regiões do território, onde foram identificadas e indicadas as referências culturais que seriam apresentadas nesse espaço. Após essa etapa, foram realizadas outras diversas atividades como a recolha de imagens e objetos, entrevistas com as lideranças indicadas e aprofundamento dos estudos e pesquisas relacionados às referências culturais da região. Como resultado dessas atividades, o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura do município.

A Casa das Memórias apresenta uma exposição de longa duração com objetos, imagens e entrevistas sobre as referências culturais indicadas nas oficinas. Apresenta ainda uma exposição temporária com 24 fotografias produzidas especialmente para compor o acervo, que permite ao visitante conhecer os mestres e mestras da cultura na região. Por fim, o espaço conta com uma instalação artística que apresenta o ganhador da votação “Personalidades de Brumadinho”.
Venha conhecer a Casa das Memórias de Brumadinho. Um espaço para todos!
veja o banco de imagens...

navegue no conteúdo de cada vitrine...
Conheça nossa Exposição
Atividades Realizadas
Bastidores







.jpg)

A Casa das Memórias, além de viabilizar um espaço expositivo e áreas de guarda e tratamento do acervo, o Joaquim Artes e Ofícios propõe articulação entre as referências culturais locais, o acervo existente e sua ressignificação em uma linguagem artística contemporânea, seguindo a vocação da cidade de Brumadinho no campo das artes.


Oficinas de Inventário Participativo
Contemplação de 6 regiões do município de Brumadinho.
Em cada território, está prevista a realização de uma oficina de inventário participativo (8h/aula), com indicação das regiões a partir de reuniões comunitárias.
Os resultados dos inventários participativos, juntamente com a aprovação prévia dos grupos e referências culturais indicados, incluem atividades como entrevistas, fotografias, coleta de objetos, imagens antigas e documentos.

Personalidade escolhida através de votação para homenagem da Casa das Memórias
1ª Exposição
Em cada localidade, durante as oficinas de inventário participativo, foram indicadas personalidades representativas para concorrer à homenagem de destaque, referenciada em uma vitrine exclusiva.
O ganhador da votação foi João de Sousa Cruz, mais conhecido como João Casa Branca, que terá seu rosto representado através de objetos do acervo da Casa das Memórias, durante a primeira exposição.
A cultura em Brumadinho é necessária para preservar a identidade, as tradições e os valores da comunidade, servindo como elo entre passado, presente e futuro. Através de festas populares, saberes tradicionais, culinária típica e manifestações religiosas, os moradores mantêm vivas suas raízes e fortalecem o sentimento de pertencimento ao território. Em um lugar onde a convivência comunitária e a história local são tão marcantes, a cultura atua como instrumento de união, memória e renovação dos vínculos sociais.
Nesse contexto, a Casa das Memórias resgata, organiza e compartilha histórias, objetos e experiências que fazem parte do cotidiano da cidade, permitindo que novas gerações conheçam e valorizem sua história. Além de preservar o passado, a Casa das Memórias inspira a continuidade das tradições e promove o diálogo entre diferentes tempos e vozes da comunidade, tornando-se um espaço de afeto, aprendizado e valorização das identidades culturais.
Execução:

Realização
