A história
Fundado em 07 de janeiro de 1987, com mais de 35 anos de relevantes trabalhos prestados a sociedade, a entidade vem, ao longo dos anos, aprimorando e ampliando suas atividades de apoio e atendimento às demandas de comunidades atendidas pelos programas e projetos, por ela realizados.
Assim também foi, ao longo dos anos, alterando seu nome em virtude de melhor expressão e representatividade, em detrimento das atividades realizadas. Originalmente, no ato de sua criação, recebeu o nome de Associação Atelier de Arte Yara Tupynambá, em homenagem à grande artista que, naquele momento, estava à frente da concepção da entidade e que, por muitos anos, a ele se dedicou, razão pela qual, prestamos também, a nossa gratidão e penhoramos, nossa homenagem. Posteriormente, seu nome foi alterado para Atelier de Artes e Ofícios Yara Tupynambá, similarmente aos moldes dos atelieres franceses de preservação dos ofícios e por fim, nos últimos anos, intitulou-se Instituto Yara Tupynambá.
E foi nesse espírito que, durante os últimos anos, representou o desejo da artista em promover atividades que fossem a expressão de sua própria natureza, a apologia e luta em defesa do trabalho humano, espelhada em sua obra, retratada através da pintura.
Com mais de 90 anos de idade, agora a artista, com desejo de criar uma entidade que possa representar, com exclusividade, a sua obra, na esfera artística, deverá nos próximos tempos criar um memorial, para melhor promover e eternizar, sua arte.
Entenda mais
Nesse novo momento tecemos homenagem a um colaborador, que se manteve anônimo durante muito tempo, mas que muito contribuiu com orientações relevantes na elaboração e execução de projetos que tanto engrandeceram a existência da entidade no atendimento aos milhares de beneficiários de seus projetos e programas.
Hoje, homenageamos JOAQUIM, afrodescendente, de origem humilde, representando as minorias, os verdadeiros beneficiários da entidade. Rendemos homenagem a JOAQUIM, homenageando, em especial àqueles que, no passado, construíram igrejas centenárias e que, por vezes, não puderam dobrar seus joelhos para rezar, nas próprias igrejas as quais, ajudaram a construir.
Homenageamos, portanto, todos os trabalhadores, àqueles que com o suor de seu trabalho, levam o pão de cada dia, para o aconchego de seus lares, na manutenção de suas famílias.
JOAQUIM, em virtude de tamanha simplicidade, com uma colher de pedreiro representada na logomarca da entidade, é condecorado com coroa do Rei, representando a luta, a superação, a conquista, a vitória, a perseverança e a justiça social em favor dos menos favorecidos.
Por isso, nessa nova fase a entidade recebe o nome de:
JOAQUIM ARTES E OFÍCIOS
Doravante:
somos todos JOAQUIM
Salve JOAQUIM
José Theobaldo Júnior
Diretor Presidente