top of page
Flores da Serra do Cipó III.jpg

Exposição CCBB BH

Capa do Site.jpg

apresentação da

exposição

Ministério do Turismo apresenta e Banco do Brasil apresenta e patrocina Yara Tupynambá - 70 Anos de Carreira, exposição que celebra o percurso dessa grande muralista brasileira. 

Reunindo 70 obras de diferentes fases da carreira da artista, a mostra conta com quadros e gravuras, alguns de seus mais importantes painéis, além de uma série inédita sobre os parques municipais de Belo Horizonte. 

 

A curadoria do projeto é de José Theobaldo Júnior e resulta num painel abrangente e inédito, especialmente relacionado ao meio ambiente e às manifestações tradicionais em Minas Gerais. 

 

Com a realização da exposição o CCBB reafirma seu compromisso com a valorização da produção artística nacional e em oferecer ao público oportunidades para se encontrar com o melhor da cultura brasileira.

Centro Cultural Banco do Brasil"

TOUR VIRTUAL

EXPOSIÇÃO YARA TUPYNAMBÁ 70 ANOS DE CARREIRA

clique na imagem

PHOTO-2021-02-26-19-31-51.jpg
White cube blank walls gallery room fron

assista ao vídeo da exposição

VEJA O CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO

Ateliê da Yara - Por Raquel Guerra (1).JPG

SOBRE

A exposição oferece, em algumas obras inéditas, o atelier e os jardins da casa da artista, com as plantas e flores por ela cuidadas, assim como sua visão da casa e dos jardins de Claude Monet, em Giverny na França, por ela retratada, na década de 80.

São telas e estudos ainda inéditos que chegam agora ao grande público e denotam a necessidade universal de preservação e conservação do meio ambiente, partindo da prática cotidiana nos jardins dos próprios lares, cultivados por grandes artistas ou por pessoas comuns, que assim, se tornam artistas, preservando a provedora e majestosa NATUREZA

TEXTOS EXPOGRÁFICOS

Céu, terra, plantas tropicais, flores e frutos, eis a terra brasileira, transposta sob a forma de pintura por uma artista que, em plena maturidade artística, tem seus pés bem plantados no solo que a nutre e a vivifica.
Nascida na amplitude dos campos gerais, traz no sangue todo gosto pelos grandes espaços e pela natureza Muitas vezes internacional, pelos vários caminhos percorridos no mundo, a artista não perdeu, no entanto, sua identidade inicial, podendo ver, com olhar arguto, a força da natureza brasileira que recria em fragmentos de sutil beleza.
Verdes, amarelos, azuis e vermelhos fortes, eis o Brasil representado em toda a exuberância, em cores que entram pelos poros e atingem a imaginação A terra explode em verde novo, do depois da chuva, dos cachos de flores exóticas que se abrem em suas telas A paisagem, toda ela, transpira a TERRA BRASILIS A claridade banha tudo, ilumina flores e frutos A artista brinca com a luz fragmentada dos jardins ensolarados, mas cheios de sombras, ao mesmo tempo em que capta todo esse conjunto mutante, com seu trabalho sensível e vigoroso e expandindo, assim, novas fronteiras para muito além da linha de Tordesilhas.

Mary Cowen
Departamento de Educação Universidade de Londres
exposições em Londres e Teatro de Brasília 1988 e 1989

"

Flores e arvores- Inhotim XI.jpg
Da janela do atelier.jpg

Minas Gerais oh Minas Gerais, que sonoridade há na sua fauna, flora e história que ainda não foi objeto do desenho, pincel e xilogravura de inconfidente pós Yara, essa moderna grandiosa de Minas?
A paixão de quem vê seus trabalhos é imediata e deixa o espectador atordoado e perplexo diante de tantas cores e a certeza de que seu mestre Guignard ficaria orgulhoso da aluna que teve.

Carlos Perktold
Psicanalista e Crítico de Arte

"

O processo de criação Definido o tema, Yara diz desenvolvê lo até a exaustão Parte, inicialmente, de pesquisas, momento em que a artista vai a campo, colhe desenhos, fotografia e prepara um dossiê, o qual lhe servirá de matéria para reflexão Feito isso, Yara transfere sua idéia para o papel, esboçando a por meio de uma base estrutural geométrica.

Por último, a artista parte para a pintura da tela Dessa forma, cada obra nasce de um minucioso trabalho intelectual, que envolve estudos, cálculos e um amplo domínio de técnicas O conhecimento dos movimentos estéticos contemporâneos, bem como das novas  tendências desenvolvidas em centros como Nova York, Alemanha e Paris, são também utilizados como informação.

Carla Leandra Linhares
Em catálogo,1982

"

Árvores brancas na mata.jpg

Our Signature Aesthetic

bottom of page