Restauração da Matriz Nossa Senhora dos Prazeres, no distrito de Milho Verde no município de Serro / MG.
Sobre o Bem
Não há registro de data da construção da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres. Sabe-se que Chica da Silva, nascida no local foi batizada na Capela de Nossa Senhora dos Prazeres por volta de 1734. O tombamento estadual da Igreja Matriz foi aprovado em 1980 sendo inscrito no Livro do Tombo de Belas Artes.
O antigo arraial de Milho Verde, distrito de Serro-MG, tem sua história misturada à Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, construída no século XVIII. É de lá, inclusive, o registro de batismo da aclamada Chica da Silva, realizado em 1734. A igreja, tombada pelo IEPHA-MG em decreto de 1980, apresenta rico ornamento, incluindo peças típicas do rococó e elementos quase intactos, como o piso em campas. Atualmente, porém, o bem apresenta patologias que pedem reparos para garantir sua integridade física.
É necessário o escoramento emergencial da igreja, além de revisões e adequações projetuais prévias aos serviços de recuperação estrutural e de coberturas, incluindo seus elementos arquitetônicos, bem como de manutenção e implementação de infraestruturas. Tudo isso para restabelecer sua imagem e materialidade.
Fonte: IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico / MG
Termo de Compromisso
A Restauração da Matriz Nossa Senhora dos Prazeres, no distrito de Milho Verde no município de Serro / MG, faz parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado através de TERMO DE COMPROMISSO celebrado em 27 de julho de 2023, entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS, e Joaquim Artes e Ofícios, em cumprimento à cláusula 4 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.
Objetivo
A presente proposta tem como objeto a restauração arquitetônica da igreja matriz passa, portanto, pela resolução das patologias presentes.
É necessário o escoramento emergencial da igreja, além de revisões e adequações projetuais prévias aos serviços de recuperação estrutural e de coberturas, incluindo seus elementos arquitetônicos, bem como de manutenção e implementação de infraestruturas. Tudo isso para restabelecer sua imagem e materialidade.
A proposta atende, especialmente, aos anseios da comunidade local e dos órgãos responsáveis pela política de preservação do patrimônio cultural. Seu público-alvo compreende a população de toda a região, com destaque para a prefeitura municipal de Serro, Secretaria Municipal de Cultura, turistas, associações locais e os conselhos e instituições ligadas à defesa do patrimônio de Minas Gerais.
Atividades
Análise e compatibilização de projetos
Revisão e Recuperação de Cobertura e Forros
Revisão e Recuperação de Pisos
Higienização e Estruturação de Esquadria
Análise e
Recuperação de Estrutura
Recuperação de Elementos Arquitetônicos
Mão de Obra Capacitada - Normas de Segurança e Saúde
Revisão e Recuperação de Alvenarias e Revestimentos
Restauração de Elementos Artísticos
Linha do Tempo
Registros Imagéticos - Audiovisuais
Registro feito em 21 de setembro de 2023, com o uso de drone, para apontamentos e mensuração do estado do bem, no período anterior às atividades de restauro.