Restauração da Casinha Velha,
no povoado de Vargem de Santana, em Belo Vale / MG
Sobre o Bem
Imóvel denominado "Casinha Velha", situado às margens da estrada municipal, s/nº, no povoado de Vargem de Santana, distrito de Santana do Paraopeba em Belo Vale/MG, foi tombado pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Natural de Belo Vale.
Um dos primeiros arraiais de Minas Gerais, fundado por bandeirantes, em 1681, Belo Vale foi povoado graças à descoberta de ouro nas Roças de Matias Cardoso (atual Roças Novas), em 1700. Em 1735, graças à descoberta de ouro na Serra do Mascate, no dia 26 de julho ergueu-se uma igreja em homenagem a Sant’ana, quando o arraial passou a se chamar Santana do Paraopeba.
O Conjunto Arqueológico e Paisagístico das Ruínas das Casas Velhas e Calçada de Pedras está localizado na Serra dos Mascates, zona rural de Belo Vale / MG, por seu valor histórico, arqueológico e paisagístico, foi tombado resultando na proteção de uma área total de 37,08 ha, sendo 13,76 ha referentes ao perímetro de entorno e 23,32 ha referentes ao perímetro de tombamento.
Fonte: IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico / MG
Termo de Compromisso
A Restauração da Casinha Velha no povoado de Vargem de Santana, em Belo Vale / MG, faz parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado através de TERMO DE COMPROMISSO celebrado em 27 de julho de 2023, entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS, e Joaquim Artes e Ofícios, em cumprimento à cláusula 4 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.
Objetivo
A presente proposta tem como objeto as obras de restauração arquitetônica da Casinha Velha, no povoado de Vargem de Santana, em Belo Vale, MG, a fim de sanar as patologias presentes na estrutura, alvenarias e revestimentos, coberturas e forros, com a implementação de adequadas instalações prediais, hidrossanitárias e elétricas.
Além da construção de nova edificação, anexa, a abrigar as áreas molhadas. Pretende-se, com a execução das obras, sanar os fatores de degradação do bem, restaurar sua integridade e possibilitar um novo uso, de caráter comunitário. Visa-se, portanto, promover a salvaguarda e valorização do patrimônio cultural e histórico, assim como a fruição e enriquecimento da comunidade.
Atividades
Análise e compatibilização de projetos
Identificação de Vulnerabilidades e Planejamento de Ações Protetivas
Revisão e Recuperação de Esquadrias e Pisos
Construção de Anexo para Abrigar Área Molhada (Nova Edificação)
Implementação de Instalações Hidrossanitárias.
Verificação do Estado Atual do Bem e suas Vulnerabilidades
Recuperação de Alvenaria e Revestimentos Comprometidos
Implementação de Instalações Elétricas SPDA e SPCI
Linha do Tempo
Registros Imagéticos - Audiovisuais
Registro feito em 28 de novembro de 2023, com o uso de drone, para apontamentos e mensuração do estado do bem, no período anterior às atividades de restauro.