
Restauração do Antigo Prédio da Prefeitura Municipal de Grão Mogol / MG
Sobre o Bem
Edificação tombada conhecida como o Antigo Prédio da Prefeitura Municipal de Grão Mogol / MG. Construída no final do século XIX, a edificação foi utilizada como residência de várias famílias até o início da década de 1960, quando foi adquirida pelo município e adequada à Sede da Prefeitura Municipal. Seu presente estado de conservação enseja intervenções restaurativas de diversas naturezas: há inadequações infraestruturais; inadequações e deficiências na estanqueidade de coberturas; dentre outras. As patologias existentes impactam diretamente o desempenho da edificação e demandam sua pronta restauração.
O povoado Serra de Santo Antônio do Itacambiraçu, atual Grão Mogol, teve sua origem relacionada à descoberta de diamantes no final do século XVIII. No ano de 1839, No ano de 1840, o arraial evolui para Vila Provincial e no mesmo ano foi transformado em Distrito. Só no ano de 1858, Grão Mogol recebeu a categoria de cidade. Durante décadas, Grão Mogol destacou-se como uma das mais importantes cidades da região norte mineira. Hoje, o conjunto de prédios históricos e as manifestações culturais continuam como heranças marcantes daquela época, preservadas pelo tempo, constituem-se em atrativos turísticos potenciais para o município.
Fonte: IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico / MG
Termo de Compromisso
A Restauração do Antigo Prédio da Prefeitura Municipal de Grão Mogol / MG , faz parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado através de TERMO DE COMPROMISSO celebrado em 27 de julho de 2023, entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS, e Joaquim Artes e Ofícios, em cumprimento à cláusula 4 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.

Objetivo
A presente proposta tem como objeto as obras de restauração arquitetônica no Prédio da Antiga Prefeitura Municipal de Grão Mogol, a fim de sanar as patologias presentes na estrutura, alvenarias e revestimentos, coberturas, forros, com a implementação de adequadas instalações prediais.
A recuperação cuidadosa da edificação, tem foco na conservação das características originais que compõem seu valor histórico e arquitetônico. Utilizando metodologias que respeitam a tradição construtiva local, especialmente em regiões com predominância de pedra, a intervenção visa restabelecer a estabilidade estrutural e funcionalidade do imóvel, garantindo sua permanência como marco simbólico e referência para a cidade.
Além da preservação física, o projeto busca fortalecer o vínculo da comunidade com o patrimônio, promovendo o reconhecimento da importância cultural e social do edifício. Através de processos técnicos especializados, realizados com materiais e técnicas compatíveis com os originais, a restauração visa assegurar que a edificação continue a proporcionar serventia pública e valor estético, conjugando a manutenção do legado histórico com a sustentabilidade e uso consciente do bem arquitetônico.
Atividades
Análise e compatibilização de projetos
Revisão e Recuperação de Cobertura e Forros
Revisão e Recuperação de Esquadrias e Pisos
Alinhamento e Divulgação das Atividades
Análise e
Recuperação de Estrutura
Implementação de Instalações Hidrossanitárias.
Capacitação de Mão de Obra - Normas de Segurança e Saúde
Revisão e Recuperação de Alvenarias e Revestimentos
Implementação de Instalações Elétricas SPDA e SPCI
Linha do Tempo
Galeria de Imagens da Obra
Registros Imagéticos - Audiovisuais
Registro feito em 22 de setembro de 2023, com o uso de drone, para apontamentos e mensuração do estado do bem, no período anterior às atividades de restauro.

Parceria

















































