Reabilitação Geotécnica e Arquitetônica na Comunidade Kilombo Manzo Ngunzo Kaiango em Santa Luzia / MG
Sobre o Bem
A Comunidade Manzo Ngunzo Kaiango, que se autorreferencia como quilombola, foi fundada na década de 1970 por Mãe Efigênia. Sustenta práticas sociais e culturais específicas, fundamentadas, principalmente, na religiosidade de matriz africana, que é compartilhada entre seus membros. A Comunidade possui sua identidade e território indissociáveis, e o terreiro é percebido e experimentado como o centro vital do grupo. Conforma uma cultura diferenciada e uma organização social própria, que constituem patrimônio cultural afro-brasileiro. Em outubro de 2018, a Comunidade Quilombola Manzo Ngunzo Kaiango foi registrada como Patrimônio Cultural do estado de Minas Gerais, na categoria de lugares.
O quilombo Manzo Ngunzo Kaiango é o sexto bem reconhecido como patrimônio imaterial de Minas e se junta ao modo artesanal de fazer o queijo da Região do Serro (2002), à Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte (2013), à Comunidade dos Arturos (2014), às Folias de Minas (2017) e às Violas (2018). O inventário das obras de Niemeyer é o segundo realizado pelo Iepha. A região do Rio São Francisco foi inventariada em 2015.
A comunidade composta atualmente por nove famílias foi fundada na década de 1970, por Mãe Efigênia, descendente de indígenas e africanos que foram escravizados, no Morro da Queimada, em Ouro Preto – em 1955, migrou para BH. Se considerado o território original, são 23 núcleos familiares.
Fonte: IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico / MG
Termo de Compromisso
A Reabilitação Geotécnica e Arquitetônica na Comunidade Kilombo Manzo Ngunzo Kaiango em Santa Luzia / MG, faz parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado através de TERMO DE COMPROMISSO celebrado em 27 de julho de 2023, entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS, e Joaquim Artes e Ofícios, em cumprimento à cláusula 4 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.
Objetivo
A presente proposta tem como objeto as obras emergenciais que visam a segurança geotécnica do Território Tradicional do Manzo Ngunzo Kaiango em Santa Luzia, bem como a implementação de adequações nas edificações existentes no mesmo Território e em toda a sua área.
Objetiva-se sanar problemas existentes, que são de diversas ordens: geotécnicos, estruturais, infraestruturais, em seus elementos primários e secundários, além de espaciais.
Deverão ser, portanto, reabilitadas todas as edificações existentes e seu perímetro externo, com tratamento de patologias que aumentarão seu desempenho no que diz respeito à usabilidade visando, ainda, conforto e acessibilidade, com a implementação de melhorias palpáveis à comunidade local, principalmente, e aos visitantes, por conseguinte.