Restauração da Casa de Memória do Vale do São Francisco, em Januária / MG.
Sobre o Bem
A Casa da Memória, edificada em 1910, possui estilo eclético. O edifício é de dois pavimentos e na fachada principal tem uma porta central e duas janelas de verga reta, encimadas por sobreverga ornamentada ora em forma de estrela, ora de forma quadrada. A palavra FORUM encontra-se inscrita acima da porta.
No interior, as portas das salas são de grades de celas, grandes e pesadas. O Prédio foi restaurado pelo IEPHA em 1985.
A Casa da Memória foi criada como entidade cultural, em 1981. Um ano depois, passa também a desenvolver um trabalho de pesquisa no campo geográfico, histórico, artesanal e folclórico do município de Januária. A casa possui biblioteca; salas para cursos de violão, piano, violino, costura, prendas domésticas e artesanato, uma fabriqueta de licores extraídos do pequi de jenipapo e do coquinho cabeçudo; sala de reuniões e apresentação; museu de peças de vestuário religioso, dados e documentos da história municipal, cama de 1915, genuflexório, filtro de pedra, fotos de grutas, etc.
A Casa da Memória mantém o Coral Raul Albernaz, organiza concursos que envolvem e estimulam a cultura local, como o Concurso de Lapinhas (presépios); Rústica da Pátria, oferece apoio na organização da Semana da Cidade e participa da programação de atividades no Museu Fluvial – Benjamin Guimarães.
Fonte: IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico / MG
Termo de Compromisso
A Restauração da Casa de Memória do Vale do São Francisco, em Januária / MG, faz parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado através de TERMO DE COMPROMISSO celebrado em 09 de fevereiro de 2024, entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS, e Joaquim Artes e Ofícios, em cumprimento do parágrafo segundo da Cláusula Segunda do Termo de Compromisso celebrado no IC nº 0027.23.000877-6.
Objetivo
Joaquim Artes e Ofícios, atendendo aos anseios da comunidade local e dos órgãos responsáveis pela política de preservação do patrimônio cultural, propõe a execução de serviços restaurativos emergenciais da arquitetura da Casa de Memórias de Januária. Pretende-se com a execução das obras, sanar os fatores de degradação da cobertura garantindo sua estanqueidade e revisar as instalações elétricas preventivamente, a fim de promover a salvaguarda e segurança do patrimônio cultural.
Atividades
Análise e compatibilização de projetos
Análise
Estrutural
Revisão e recuperação - Correção de trincas e fissuras.
Alinhamento e divulgação das Atividades
Restauração de coberturas com reparo ou substituição de peças danificadas
Restauração / reparo calhas, rufos e demais elementos de drenagem pluvial.
Higienização, Acautelamento e Inventário de bens
Recuperação de Alvenaria e Revestimentos Comprometidos
Revisão e Adequação de Instalações Elétricas
Linha do Tempo
Registros Imagéticos - Audiovisuais
Registro feito em 28 de fevereiro de 2024, com o uso de drone, para apontamentos e mensuração do estado do bem, no período anterior às atividades de restauro.