top of page
DSCF1934_Igreja_Matriz_de_Santo_Antonio_de_Ouro_Branco_MG_Brasil.jpg

Atividades Restaurativas na Igreja de Santo Antônio em Ouro Branco / MG

Sobre o Bem

Antigo arraial do município de Ouro Preto, onde foi criada a paróquia na primeira metade do século XVIII, Itatiaia é hoje distrito município de Ouro Branco. A igreja matriz, dedicada a Santo Antônio, foi construída por iniciativa das Irmandades dos Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Segundo a tradição, essa matriz serviu nos primeiros tempos de abadia, por ter tido como dos principais fundadores um abade, cujo nome se desconhece. Talvez tenha por isso, esculpido no frontispício as armas da congregação. A parte dos fundos da igreja, executada em estrutura de madeira com vedação em pau-a-pique, numa arquitetura tipicamente rural, indica que esta parte deveria tratar-se da primitiva capela original que foi posteriormente acrescida, no final do século XVIII ou princípios do XIX. A igreja guarda em seu interior ricos trabalhos de talha e pintura, considerados um dos mais representativos de Minas. 

Uma das mais antigas igrejas de Minas Gerais, necessita de restauro e ou manutenção. O processo de restauro da Igreja, na fase final, deve ser concluído para garantir a durabilidade do bem, prolongando a vida útil, desacelerando a degradação, possibilitando a continuidade de visitações turísticas e utilizações para celebrações, valorizando a fé, religiosidade, sustentabilidade e identidade cultural.

Fonte: IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico / MG

Termo de Compromisso

As Atividades Restaurativas na Igreja de Santo Antônio em Ouro Branco/ MG, faz  parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado através de TERMO DE COMPROMISSO celebrado em 27 de julho de 2023, entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS, e Joaquim Artes e Ofícios, em cumprimento à cláusula 4 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.

restaurador-experiente-esta-escolhendo-a-paz-certa-de-vitrais-para-seu-projeto-em-sua-ofic

Objetivo

Objetivo do Projeto é restaurar o arco-cruzeiro, oratório, nártex, retábulos, cantarias, sino, cruzeiro externo, pisos interno e externo. O projeto ainda prevê a instalação de um moderno sistema de segurança. O processo de restauro garante a durabilidade do bem, prolongando a vida útil, desacelerando a degradação, possibilitando a continuidade de visitações turísticas e utilizações para celebrações - valorizando a fé, religiosidade, sustentabilidade e identidade cultural.

vista aerea.jpg

Visita Guiada

Atividades

Olhando para plantas

Elaboração de Projeto e Diagnóstico

ouro branco-3.jpg

Revitalização do Arco do Cruzeiro

Piso laminado de madeira

Recuperação de Piso Interno e Externo

Image by engin akyurt

Limpeza da Cantaria

Câmeras de segurança

Instalação de Sistema de Segurança

Instalando piso laminado

Recuperação de Ladrilho Hidráulico

Higienização dos Sinos e Esquadria

Image by Anton Ivanchenko

Instalação de Luminárias

hand holding a brush applying varnish paint on a wooden furniture_edited.jpg

Restauração de Elementos Artísticos

Image by ThisisEngineering RAEng

Parceria

Logos - Ouro Branco.jpg
bottom of page