Intervenções Restaurativas
nas Igrejas da Santa Cruz (Povoado de Cruz dos Peixotos) e de São Geraldo (Povoado de André do Mato Dentro), Distrito de Conceição do Rio Acima, em Santa Bárbara em Minas Gerais.
Objetivo
Promover Intervenções Restaurativas na Igreja da Santa Cruz, no Povoado de Cruz dos Peixotos, e na Igreja de São Geraldo, no Povoado de André do Mato Dentro, Distrito de Conceição do Rio Acima, no Município de Santa Bárbara, em Minas Gerais, para atender à solicitação dos moradores locais, em face ao estado de conservação dos respectivos bens edificados.
Atividades Previstas
Elaboração de Projetos e Aprovação no Conselho de Patrimônio
Revisão e Recuperação de Cobertura e Forros
Revisão de Instalações Elétricas
Aquisição de Mobiliário
Levantamento de Bens Artísticos, Limpeza e Acondicionamento
Instalação de Revestimentos
Produção de Relatórios Técnicos e Fotográficos
Execução de Projeto de Acessibilidade
Recuperação de Alvenarias
Revisão de Instalações Hidrossanitárias
Elaboração de Cronograma de Execução
Execução de Projeto de SPDA e SPCI
IGREJA DE SÃO GERALDO
Igreja de São Geraldo, conhecida como Igreja do André, no Povoado de André do Mato Dentro, Distrito de Conceição do Rio Acima, em Santa Bárbara - Minas Gerais.
sobre o povoado
Contam os antigos moradores, que o André surgiu em meados do século XIX. Existia na região um fazendeiro chamado Raimundo do Couto, que nasceu e criou sua família. O local era denominado “Fazenda do André”, passando a chamar-se “André do Mato Dentro”, a partir de 1954, segundo Alice Maria dos Santos. A família Couto é a mais tradicional da comunidade. André é lugar privilegiado com suas nascentes de água doce, cachoeiras, que formam o rio São João, que passa no município de Barão de Cocais. É também rodeado pelas serras do Gandarela, Almeida e próximo a serra do Gongo Soco, formando uma linda paisagem natural, atrativos para quem procurar tranquilidade e ar puro. A economia da comunidade baseia-se na criação de gado leiteiro e corte, plantio de eucalipto, apicultura, artesanato, produção de cachaça, criações domésticas. E a maior parte dos seus moradores trabalha nas cidades vizinhas. Pertencendo-se ao município de Santa Bárbara, localiza-se a 36 quilômetros da sede do município, passando por Barão de Cocais., 18 quilômetros da cidade de Caeté e aproximadamente 85 quilômetros de Belo Horizonte.
Vídeos
Igreja de São Geraldo
Igreja de São Geraldo
Intervenções Restaurativas - Reinauguração Igreja de São Geraldo
Antes e Depois - Igreja São Geraldo
Intervenções Restaurativas - Higienização das Obras nas Igrejas da Santa Cruz e de São Geraldo
Acervo Fotográfico
IGREJA DA SANTA CRUZ
Igreja da Santa Cruz no Povoado de Cruz dos Peixotos, Distrito de Conceição do Rio Acima, em Santa Bárbara - Minas Gerais.
um pouco da história
A História de Cruz dos Peixotos tem início com a Fundição do ferro na região para a fabricação de ferraduras. Esta foi a primeira atividade desenvolvida pelos habitantes da Comunidade. Como esta, a criação de gado e a lavoura de subsistência também tiveram grande destaque. Cruz dos Peixotos até então conhecida como Lagoa dos Peixotos, devido à lagoa construída por José Batista Rodrigues para o abastecimento de sua residência e de demais moradores da região. A comunidade se desenvolve e por volta de 1890 ganha um cruzeiro, erguido por Izabel Ricardo Lopes com o objetivo de ali realizar suas orações e mandar futuramente construir uma igreja. Este sonho se concretiza apenas no ano 1999. Com determinação e fé Dona Izabel prossegue então a missão de zelar pela comunidade. Alfabetiza as crianças dando aula em sua própria casa, junto a ela os pais trabalham pela educação dos filhos. Izabel Ricardo Lopes foi a primeira professora a ser remunerada na comunidade e trabalhou pela educação cerca de 35 anos. Em 1969 Cruz dos Peixotos conquista sua escola num terreno doado por Josefina Lopes de Oliveira e em 1990, depois de criada a associação dos moradores, a comunidade se empenha na busca pelo desenvolvimento e na construção de sua Igreja (SIC).[1]